Ontem tendo por local o Clube Recreativo Visconde de Mauá, foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, de Porto Mauá.
Às 9 horas, foi realizada oficina de música, apresentada pelos alunos coordenados pelo professor de música Misael Dias.
Às 9h20min, ocorreu a abertura do evento, com a composição da mesa oficial, composta pelo prefeito Guerino Pedro Pisoni, vice-prefeito Jacir Luiz Taffarel e esposa, Jacob Kalb – Presidente Conselho Municipal de Assistência Social, Silvana Pagel – Diretora Municipal de Assistência Social, Joseane Alves de Mello – Assistente Social Municipal, Vera Pires Nunes – Secretaria Municipal de Saúde, Roque dos Santos – Delegado Regional do Trabalho e do Desenvolvimento Social da 5ª Região Fronteira Noroeste, Carla Capitânio – Assessora do Departamento de Assistência Social do Estado do RS e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, e Ângela de Lima – Assessora Técnica do Departamento de Assistência Social do Estado do RS.
Às 9h25min, a Diretora de Assistência Social, Silvana Pagel, fez a leitura, apreciação e aprovação do Regimento Interno da VIII Conferência, posteriormente fizeram uso da palavra todas às autoridades da mesa, no seu discurso, o prefeito agradeceu a presença de todos no evento, mencionou a importância da conferência e declarou que o município investe anualmente em torno de R$ 500.000,00 de recursos livres na Assistência Social.
Após, fez uso da palavra a painelista Joseane Alves de Mello, que palestrou sobre “A política Pública de Assistência Social no Município de Porto Mauá”. Posteriormente, Carla Capitanio, foi mediadora do debate sobre o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2.026. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Ao meio-dia, foi servido um almoço aos presentes. À tarde, às 13h30min reiniciaram as atividades com debate sobre o tema, às 14 horas grupos de trabalho com apresentação, encaminhamento das propostas e escolha dos delegados (as) e às 15h30min, foi realizado o relatório final da Conferência e o encerramento. Pela manhã, estiveram presentes 103 pessoas.
Fonte: Vilson Winkler
voltar