Segunda-feira 17/03

Advogado de Basegio nega contratação de funcionária fantasma

20 de julho de 2015

A defesa do deputado estadual Diógenes Basegio, do PDT, garante que a funcionária fantasma citada no relatório do corregedor da Assembleia Legislativa trabalhava para o parlamentar. O advogado Ricardo Giuliani revela que Hedi Vieira vai confirmar em seu depoimento a prestação de serviços e acusa o corregedor Marlon Santos, também do PDT, de omitir esta informação no relatório da Comissão de Ética. “Solenemente, o corregedor se esqueceu deste fato que é de suma importância. Sabidamente esta servidora trabalhava em Passo Fundo, numa casa de saúde que recebe assistência do deputado”, enfatizou.

De acordo com Giuliani, mesmo que Hedi Vieira não tenha prestado depoimento no Parlamento, esta informação constava num documento enviado à Comissão de Ética. Outra afirmação da defesa é de que o marido dela, Neri Vieira, que morreu vítima de câncer, também colaborava com o parlamentar.

O corregedor da Assembleia Legislativa lembrou que o próprio deputado foi quem assumiu ter contratado uma funcionária apenas no papel e depois tentou mudar a versão. Ele minimizou as acusações de omissão por parte da defesa de Basegio. “É de se esperar que tentem arrumar a desordem depois que ela foi estabelecida e estas declarações são compreensíveis, já que o advogado é pago para desqualificar meu relatório. Claramente estamos tratando de quebra de decoro parlamentar e as evidências seguem sendo analisadas”, rebateu.

Publicamente, Basegio chegou a reconhecer ter contratado a dona de casa Hedi Vieira pelo fato de o marido não poder ser admitido no Parlamento sob a justificativa de sofrer de doença terminal.

O depoimento de Hedi está previsto para o dia 4 de agosto e, na mesma data, Basegio também deve prestar esclarecimentos. Ele responde a um processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar. As suspeitas são de crimes de improbidade administrativa, pelo fato de ter contratado uma funcionária fantasma, e omissão, em função de não ter informado a alegada má gestão de recursos praticada pelo ex-chefe de gabinete, autor das denúncias.

O deputado Enio Bacci, também do PDT, é o relator da subcomissão criada para prosseguir as investigações contra Basegio. Ele é quem agendou as datas dos depoimentos e também será um dos principais responsáveis durante as oitivas.

 

Fonte: Rádio Guaíba

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.