Terça-feira 29/04

AMUFRON vai recorrer da classificação de bandeira vermelha do distanciamento controlado

11 de julho de 2020

O Governo do Estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira, dia 10, a nova classificação das regiões gaúchas no Distanciamento Controlado de Enfrentamento à COVID 19 elevando o grau de risco de contágio na Região Fronteira Noroeste e classificando como Bandeira Vermelha, de alto risco de contágio e que obrigaria adoção de medidas mais severas com reflexos pesados, especialmente a setores do comércio e prestação de serviços.

Conforme o vice-prefeito de Horizontina, Jones Cunha (foto), que participa em nome do município nas atividades da Associação Municipalista da Fronteira Noroeste – AMUFROM, uma equipe da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa encontra-se fazendo análise dos dados divulgados pelo Estado como motivos para essa reclassificação, e a região vai recorrer das novas medidas.

Pela nova avaliação as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que estavam em bandeiras laranja, passaram para bandeira vermelha. As mudanças decorrem pela contínua piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde, tanto regionais quanto macrorregionais.

Segundo Cunha, em contato com o presidente da entidade, prefeito de Boa Vista do Buricá Vilmar Sidney Horbach, a manifestação da entidade é por apresentar recurso, pois já foram tomadas medidas de enfrentamento, entre elas a ampliação de leitos de UTI.

Prefeitura pode tentar reavaliação individual do município de Horizontina

Cunha destaca ainda, que caso não haja reconhecimento do recurso via associação municipalista, a Prefeitura de Horizontina buscará a reclassificação da situação diferenciada para o município, pois entende-se não haver necessidade da medida mais extrema.

No dia de ontem o município possui 5 casos ativos confirmados, com somente um paciente internado, e que contraiu o vírus fora de Horizontina onde estava nos últimos 30 dias. Outros 4 casos estão em isolamento domiciliar sem sintomas graves e apenas um paciente por Síndrome Respiratória Aguda ou Grave e caso suspeito aguardando análise do Lacen. O município tem ainda 48 pacientes monitorados por quadro gripal leve.

A manifestação regional contrária ao Estado será feita durante esse sábado, dia 11, e apresentada ao governo ainda no final de semana.

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.