Terça-feira 13/05

Aulas especiais ensinam a usar as tecnologias para a educação

21 de abril de 2017

Seu filho passa horas do dia na internet? Você acompanha o que ele assiste, pesquisa, joga ou publica? Não dá para privá-lo de acessar a rede, mas vocês podem usar a internet para uma finalidade muito produtiva, que alia as tecnologias e a educação.  Não é uma excelente ideia? Seu filho usando a internet e aprendendo ao mesmo tempo!

E assim acontece nas aulas de tecnologias da Tec Saber, de Horizontina. A professora Joana Spohr, graduada em Licenciatura em Computação, recebe os alunos a partir de 8 anos de idade em um ambiente acolhedor e confortável para ensinar como usar o celular, tablet ou computador e aprender brincando. “As aulas são um reforço do que eles aprendem na escola usando a tecnologia como personagem principal. Fazemos desafios de matemática no celular, criamos histórias em quadrinhos digitais, conhecemos a geografia e a história de diversos países com óculos de realidade virtual, fazemos teatro de fantoche para estimular a criatividade e melhorar a comunicação, que depois são filmados e editados. Além disso, ensino como fazer apresentações em power point que encantam, como formatar um trabalho no word, entre outras atividades, sempre diferentes, agradáveis e que eles nem percebem que estão aprendendo. Ocorre assim, a transferência de conhecimento, mas fugindo do tradicional”, explica Joana. 

A ideia, que surgiu há cerca de um ano e meio, quando Joana decidiu empreender nesta área, está trazendo muitos resultados positivos e a procura pelas aulas está aumentando. Pedro e Alice Segatto foram alunos no ano passado. A mãe deles, Rosileni, diz: “As aulas de tecnologias que eles participaram foram muito importantes para o desenvolvimento deles. Além de estarem conhecendo as ferramentas tecnológicas, as aulas sempre tinham associação aos conteúdos que tinham na escola, principalmente de português. Vejo que hoje é um diferencial para eles, pois conseguem formatar textos, capas dos trabalhos, apresentações em power point com imagens e músicas, formatação e baixa de vídeos, noções de planilhas no excel com geração de gráficos, entre outros recursos.”

Desta forma, Joana diz que não é necessário proibir os filhos do acesso à internet, mas orientar, saber o que eles estão fazendo e conversar. “As crianças e adolescentes assistem muitos vídeos de youtubers e os pais precisam saber          quem são eles e sobre o que falam e conversar é a melhor maneira de fazer isso, ou até mesmo, assistir junto ou jogar um game com seu filho. Claro que também precisa ter um controle do tempo que eles passam na internet, mas a palavra certa neste caso é negociação. Mesmo sendo apaixonada por tecnologias, eu acho essencial a criança brincar ao ar livre, praticar esporte e interagir com outras crianças”.

Em uma pesquisa realizada com os alunos, a professora constatou que 85% acessa a internet todos os dias e 42% fica o tempo todo conectado, com exceção do horário de aula; 71% acessa a internet em qualquer lugar e 21% em casa. A maioria disse que usa a internet para atividade escolar ou assistir vídeos. Um dado preocupante da pesquisa é que 71% dos alunos tem perfil em redes sociais, mas mais da metade não sabe os tipos de configuração de privacidade que utiliza. “Isso quer dizer que muitas vezes o seu filho está postando algo no facebook, por exemplo, e todas as pessoas do mundo podem visualizar e acompanhar a vida dele por ali. O correto é não usar o modo público nestas configurações”.

Entre as aulas, Joana também dá dicas de aplicativos e jogos para os pais e pensa num futuro breve, oferecer aulas específicas para eles para que possam acompanhar da melhor forma possível as vivências dos filhos na internet, estando seguros destas atividades. O próximo desafio da jovem empreendedora é oferecer aulas especiais para crianças com dificuldade de aprendizado, trabalhando a alfabetização com aplicativos.

 

 

 

 

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