Uma criança de dois meses foi salva por causa de uma ligação ao Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, na manhã de ontem. O bebê começou a se afogar após ser amamentado, e a mãe conseguiu reverter a situação devido às instruções recebidas da corporação.
Rita Ribeiro, de 26 anos, conta que havia colocado a filha para dormir, mas ela se mexeu e começou a se afogar com o leite. Depois de tentar primeiros socorros sem obter sucesso, ela teve a ideia de ligar para os bombeiros e pedir ajuda. O caso ocorreu por volta de 7h.
“Quando eu me acordei, ela já estava ficando roxa. Tentei socorrer ela, e não adiantou muito. Telefonei para os bombeiros e ele deu todas as instruções. Foi muito importante. Assim que fiz os procedimentos, ela começou a chorar. Aí vi que tinha conseguido”, relatou.
O bombeiro Sidnei Mendonça, que atendeu à ligação, conta que os procedimentos para salvar o bebê duraram cerca de três minutos. Segundo ele, a mãe parecia nervosa, mas conseguiu reproduzir todos os movimentos repassados pelo telefone.
“A primeira coisa é colocar a criança deitada no braço, de barriga para baixo. Tem que manter a boca e o nariz abertos entre os dedos, deixar a cabeça mais inclinada que o corpo, e dar umas duas palmadas nas costas para o ar sair. Aí a criança chora, e quando chora é um bom sinal”, conta.
Conforme Rita, a menina fez dois meses de vida exatamente nesta segunda-feira (20). Depois do susto, ela levou a filha para exames em um hospital da capital. Segundo ela, a criança passa bem. À tarde, a mãe ainda aproveitou para ligar para os bombeiros e agradecer.
“É minha primeira filha. Imagina, hoje está fazendo dois meses. Não desejo o que passei para ninguém. Graças a Deus, foi só um susto. A gente até se emociona ao falar. Eu liguei para os bombeiros depois para agradecer, e é engraçado que o Sidnei mesmo que me atendeu. Falei que queria dar um abraço nele, e ele então me deu o telefone para quando eu quiser ligar”, completa.
Fonte: G1
voltar