Os municípios de Esperança do Sul e Barra do Guarita, localizados no Norte gaúcho, decretaram situação de emergência, nesta quarta-feira. Os pedidos vão ser encaminhados à Defesa Civil do Estado e as vistorias estão previstas para ocorrer na manhã desta quinta-feira. Em Barra do Guarita, 33 famílias foram retiradas de casa por conta da inundação. As pessoas estão abrigadas em um clube e uma igreja da cidade. Já em Esperança do Sul, pelo menos 15 famílias estão desabrigadas, também em função da cheia do rio Uruguai.
O nível, que chegou hoje a 11 metros acima do normal em Barra do Guarita, também é motivo de preocupação em toda região Norte e Fronteira Oeste. A Defesa Civil alertou as prefeituras margeadas pelo rio Uruguai sobre a possibilidade de inundação até o final de semana. Conforme o major Rinaldo Castro, da região de Uruguaiana, equipes estão preparadas para prestar auxílio às famílias. “Estamos trabalhando de forma preventiva para conscientizar os moradores porque poderemos ter uma grande cheia. A prevenção é para que os municípios preparem seus planos de contingência”, afirma.
Em Porto Mauá, a travessia de balsa que leva a Alba Posse, na Argentina, está suspensa também devido à cheia do Uruguai. Em Porto Mauá, as 16h45min, atingiu 13,55 metros, subindo 20cm por hora. Em Itapiranga/SC, o nível está com 10,28 metros. Atingiu 11,48m às 7 horas da manhã. Em Porto Mauá, foram removidas 11 famílias, 09 estão no Clube Visconde de Mauá e 02 no ginásio municipal.
Com os pedidos de ajuda governamental, chega a cinco o número de cidades que decretaram situação de emergência por conta dos danos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Esteio, Riozinho e Rolante já emitiram decretos semelhantes.
Fonte: Correio do Povo e Vilson Winkler
voltar