A Emater confirmou, hoje, que o excesso de chuvas registrado na última semana provocou perdas nos cultivos de hortaliças em todo o Rio Grande do Sul. No litoral Norte, os danos atingiram cerca de 40% da produção, chegando a 70% em cultivos de alface e rúcula. A situação ocasionou queda na oferta e, por falta de produto no mercado, alguns feirantes não compareceram às feiras em diversas cidades.
Na região Metropolitana, a chuva também trouxe prejuízos e os preços de algumas culturas subiram em relação à semana anterior, como o tempero verde, que aumentou 60% em alguns locais, e a couve-flor, o repolho e a rúcula, que tiveram incremento entre 20 e 25%. A tendência é de falta de produto no mercado e de elevação de preços ainda maior.
Em relação ao trigo, as condições meteorológicas, mais uma vez, foram adversas ao desenvolvimento da cultura, em todo o Rio Grande do Sul. Os produtores enfrentaram dificuldades para realizar os tratos culturais, como a aplicação de adubação, herbicida e fungicida.
Fonte: Rádio Guaíba
voltar