No final do mês de março, o prefeito municipal de Três de Maio, Olívio José Casali, se reuniu com os secretários municipais para debater sobre a liberação de alvarás para novas empresas e adequação das empresas antigas, com base no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Na mesma data, a Comissão de Segurança do município, se encontrou para debater sobre o assunto. A Comissão é formada pelo Executivo (João seno Bach, Daniel Weiss, Ricieri Menegat); Subseção da OAB (Herton Mühlbeier, Irineu Zart, Laura Redel); Bombeiros (Tenente Marcos Ferreira Barreto); Brigada Militar (Tenente Gilmar Daniel Feistler); Sindilojas (Ernesto Kochhann); ACI (Cristiano Rambo); e engenheiros (Luiz Valente, Carlos Zamin).
As colocações das reuniões serão levadas à Assembleia da Associação de Municípios do Grande Santa Rosa, no dia 12 de abril, para que estratégias regionais sejam desenvolvidas, além de contribuir para a elaboração da Minuta de Projeto de Lei da Associação. Dentre as principais preocupações, está à liberação de salas comerciais e apartamentos que não estão adequados ao PPCI e as construções antigas, às quais o documento ‘Habite-se’ não era exigido.
Conforme o secretário de Administração, João Seno Bach, até o mês de maio deverá sair uma legislação federal sobre o tema, mas até lá, está se pensando em criar uma legislação municipal. Outra preocupação da Comissão é a aglomeração de pessoas nos postos de combustíveis do município, pois além da perturbação dos moradores das proximidades com a sonorização dos veículos e o consumo de bebidas alcoólicas no local, está o perigo de se estacionar em meio às bombas de combustíveis.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, é um momento de tomada de decisões e preocupação de conduzir o processo da maneira mais segura. “Estamos apreensivos, mas temos que discutir as medidas cabíveis e encontrar a melhor alternativa de fazer as coisas fluírem”, destaca.
voltar