O Conselho Universitário da UNIJUÍ aprovou no último dia 09, o projeto do Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal, coordenado pelo Departamento de Estudos Agrários. O projeto será encaminhado até o próximo mês para avaliação da Capes, vinculada ao Ministério da Educação. A expectativa é de que seja aprovado até janeiro do próximo ano, para implantação em 2016. Se aprovado, este será o sexto programa de mestrado a ser ofertado pela Unijuí.
O coordenador do Programa, professor José Antônio Gonzalez da Silva, destacou que o Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal busca abordar as inter-relações das diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências agrárias, biológicas, químicas, da saúde e tecnologias na promoção do caráter interdisciplinar nas suas linhas de ação.
As ferramentas de análise partem necessariamente por contemplar os sistemas de produção agropecuários e a bioexperimentação, com vistas ao desenvolvimento de modelos experimentais flexíveis, dinâmicos e com necessário realismo, considerando uma abordagem teórica aplicada às questões de cunho regional, voltada à otimização de processos e à qualidade ambiental.
O Mestrado terá duas linhas de pesquisa, a primeira em Sistemas de Produção e Qualidade Ambiental e a segunda na área da Bioexperimentação e Otimização de Processos. O coordenador ressalta, ainda, que o mestrado é interdisciplinar e tem como objetivos a qualificação em ciência e tecnologias, integrando os diversos campos do saber e aptidão para atuar na geração de conhecimento em sistemas agropecuários e saúde animal. Esta formação parte de uma visão sistêmica e multidisciplinar abordando as inter-relações entre o homem, o animal, a planta e o ambiente.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
voltar