A Coopervisão – Cooperativa Agropecuária Nova Visão Ltda. – de Horizontina, que atualmente conta com mais de 600 produtores associados e que tem como atividade principal o recebimento de cereais e a venda de insumos, bem como a assistência técnica aos produtores associados, se prepara para alem dos já existentes, novos e ambiciosos projetos.
Um desses projetos, que falta apenas a liberação do Ministério da Agricultura para entrar em funcionamento, é o de uma fábrica de ração com características um pouco diferenciada das demais. Nesta modalidade, o produtor deposita a soja ou o milho na unidade e recebe de volta o produto transformado em farelo, agregado aos sais minerais numa condição de ração.
“Com isso o produtor vai ter qualidade, economia, diminuição do custo da mão de obra, além de ter um tempo maior para cuidar de seu rebanho, e o mais importante, vai aumentar a produtividade de leite na sua propriedade, pois estará recebendo um produto de alto teor nutricional”, explica Celito Saviszki, gerente da unidade da Coopervisão.
Outro projeto que a cooperativa desenvolve, não é um projeto de grande valor financeiro, mas que tem um valor muito importante para o meio ambiente é o projeto de reciclagem de óleos de fritura, que são gerados nas cozinhas residenciais, lancherias e restaurantes. Toda a região do grande Santa Rosa e parte da região Celeiro transferem esses óleos para a unidade da Coopervisão. A cooperativa recebe o produto descartável, adiciona a matéria prima e vende para as fábricas de artefatos de cimento, onde são usados para impermeabilizar as formas, que desta forma utilizam um produto biodegradável, que não agride o meio ambiente.
Outro assunto que a cooperativa está atenta é quanto à possibilidade de instalação de uma unidade de recebimento e resfriamento de leite. Diante da possibilidade de o município de Horizontina receber uma dessas unidades, e em face dos problemas enfrentados recentemente pela Associação dos Produtores de Leite de Cascata, a Coopervisão resolveu se candidatar para receber a unidade em forma de comodato.
Uma reunião entre a diretoria da cooperativa e o secretário da Agricultura de Horizontina, Darci Napivoski, já foi realizada. A decisão cabe única e exclusivamente ao Poder Público Municipal.
voltar