Quinta-feira 25/04

Covid-19: barba dificulta vedação de máscaras, diz infectologista

11 de abril de 2020

A pandemia do coronavírus e a recomendação de usar máscaras trouxe uma preocupação extra para quem usa barba: será que ela aumenta o risco de contaminação pela covid-19? Para evitar o risco, há quem esteja optando por ficar sem ela. A decisão é acertada, segundo a médica Eliana Bicudo, assessora técnica da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), principalmente em função da dificuldade de vedação da máscara no rosto pelo maior volume proporcionado pela barba.

“A gente sabe que o vírus sobrevive no cabelo e na barba. Tanto é que, entre os EPI (equipamentos de proteção individual) usados por profissionais de saúde, estão a touca e a máscara”, disse ela.

Segundo Eliane, o maior problema da barba está relacionado ao uso da máscara de proteção, uma vez que dificulta a vedação no rosto. “A máscara precisa estar bem firme, vedada e ajustada ao rosto. Com barba, isso, no mínimo, fica difícil. Por esse motivo, os profissionais que lidam com a covid-19 não podem ter barba”, acrescenta.

De acordo com Eliana, o cidadão comum até pode ter barba, mas é fundamental que tenha ciência de que ela dificulta uma vedação adequada da máscara. “Além disso, quem não tem hábito de usar mascara fica toda hora colocando a mão nela para ajustá-la ao rosto, e isso é ainda mais comum no caso de pessoas com barba. O risco é grande porque, se a mão estiver contaminada, contamina também máscara, barba, boca”, diz.

Fonte: O Sul

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.