O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – de Horizontina lançou na manhã desta segunda-feira, 15, em sua página no Facebook, um alerta as pessoas que possuem Cadastro Único e que não são beneficiários do Programa Bolsa Família, mas que possuem cadastro para outros programas do Governo Federal, como carteiras de idosos, por exemplo, para que verifiquem suas contas bancárias (Caixa Econômica Federal e/ou Banco do Brasil) e se certifiquem que não receberam valores do Auxílio Emergencial indevidamente.
“Tivemos casos assim, em que o grupo familiar não se enquadra nos critérios do auxílio e receberam o valor automaticamente em suas contas. Não sabemos o motivo, pois foram pessoas que não se cadastraram para recebê-lo e não se enquadravam nos critérios, porém estão com seus nomes na lista do Portal da Transparência, podendo assim ter ocorrido uma falha na verificação de dados”, destaca trecho da publicação do CRAS.
O certo é que o fato ocorrido gerou transtornos e aborrecimentos a muitos cidadãos de Horizontina, que viram seus nomes na relação de beneficiários sem terem realizado o cadastro para receber o Auxílio Emergencial e sofreram julgamento antecipado por muitas pessoas nas redes sociais. Um desses casos foi relatado por um munícipe ao Jornal Novo Horizonte, que disse que tão logo ficou sabendo do crédito, procedeu na imediata devolução dos valores recebidos indevidamente. “Devolver o dinheiro que não era nosso é dever de consciência, e de fazer a coisa certa”, disse.
voltar