Terça-feira 16/04

Criminosos clonam WhatsApp de vítimas e inventam situações para arrecadar dinheiro dos contatos da lista

22 de julho de 2020

O golpe ocorre de uma maneira bem simples: o usuário recebe um código de seis dígitos, supostamente enviado por “engano”. Em seguida, uma pessoa a qual também teve o aparelho clonado entra em contato avisando que a mensagem recebida tinha como destino outro número, por isso, pede que a vítima compartilhe esse código com ele.

De posse desse código os criminosos cadastram o telefone do usuário em outro aparelho, e passam a invadir o WhatsApp da vítima e conversar com os todos os seus contatos normalmente.

E aí começa a aplicação de diversos golpes. O mais comum é a solicitação de dinheiro para quitar uma dívida inadiável ou uma transferência bancária pois excedeu o limite diário daquela pessoa.

De acordo com a Brigada Militar de Horizontina, diversas pessoas receberam tais mensagens nesta terça-feira, 21, na cidade de Doutor Mauricio Cardoso. No entanto, nenhum registro foi efetuado até o momento na polícia, mas algumas pessoas já foram orientadas a registrar.

A Brigada Militar faz um alerta para que as pessoas não compartilhem o código de ativação caso recebam o mesmo e caso sejam contatados por um amigo ou parente solicitando valores via WhatsApp peçam para o mesmo efetuar um vídeo chamada e não transfira valores sem se certificar quem é o destinatário. Recomenda, ainda, as pessoas que vieram a se tornar vítima deste golpe que registrem ocorrência policial.

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.