Sexta-feira 17/01

Dona de casa de Horizontina contabiliza em planilha toda chuva que cai

20 de abril de 2014

Para muitos chega a ser meio estranho, outros acham engraçado, e inclusive dão risada, mas para dona Alzira Christmann é uma verdadeira paixão: Fazer a medição de cada chuva que cai em Horizontina e anotar em uma planilha.

Dona Alzira conta que essa paixão nasceu há mais de três décadas quando sua família recebeu de presente do senhor Valdir Bündchen, um pluviômetro, que é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m². Desde lá, toda chuva que cai, lá está dona Alzira fazendo suas anotações.

No jardim de sua residência, a dona de casa, do alto de seus 77 anos, nos conta que guarda consigo todas as planilhas desde o ano de 2004, porém muito antes disso já contabilizava o volume das chuvas que caiam: “as planilhas dos anos anteriores emprestei para alguém, que não lembro mais pra quem foi, e nunca mais me devolveu, senão teria todas elas”, lamenta a aposentada.

De acordo com dona Alzira, nos últimos dez anos o ano mais chuvoso foi o ano de 2004, porém o mês que mais choveu em Horizontina foi o de outubro de 2012, quando houve a precipitação de 473 mm, seguido de junho de 2005, quando houve 416 mm de chuva. Ela nos conta ainda que não se lembra de um dia tão chuvoso como o que ocorreu na sexta-feira passada, onde o pluviômetro localizado no jardim de sua casa marcou a precipitação de 183 mm. Por outro lado, as anotações da dona de casa apontam que o mês de fevereiro deste ano foi o que menos choveu nos últimos anos, quando houve somente 62 mm de precipitação.

Quando perguntado se os seus descendentes tem interesse em levar adiante o trabalho que ela desenvolve, dona Alzira responde que muito dificilmente isso vai acontecer, pois eles já vivem na era digital e nunca mostraram interesse em continuar, mas que ela, enquanto tiver força e lucidez continuará fazendo, pois para ela é uma verdadeira paixão.

 

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.