Um mal que aflige milhares de pessoas e acaba se tornando diário é a dor de cabeça, que pode surgir por uma série de fatores. No entanto, um deles normalmente passa despercebido e, até mesmo, muitos o desconhecem: problemas nos dentes. Trata-se do bruxismo, que pode se ocasionado com o ranger dos dentes à noite ou com o chamado apertamento, que refletem na musculatura atrás da orelha que pode se estender até a região cervical, na região anterior aos ouvidos e nas têmporas – músculos da mastigação e posturais da cabeça, levando assim, à dores de cabeça.
A dentista Ione Miozzo explica que a principal causa do bruxismo são as tensões do dia a dia, e que por isso, não há cura. “É difícil dizer para a pessoa não se estressar ou se preocupar, então o que pode amenizar o problema é o uso noturno de placa de acrílico – chamada interoclusal – que recobre os dentes e desprograma o cérebro para não ranger os dentes nem apertá-los. Mas a placa não é considerada um tratamento, e sim um auxílio”. Ela afirma que dentistas especialistas na área estão fazendo uso de toxina botulínica injetada no músculo que o paralisa deixando contraído, impedindo que o paciente aperte os dentes. Conforme a dentista há especialistas em articulação temporomandibular que identificam o feixe muscular ativado e que gera a dor e podem massageá-lo aliviando a tensão e a dor. Ela diz que a mudança de hábitos é fundamental para diminuir a tensão psicológica, e, consequentemente, as dores de cabeça.
O bruxismo atinge cerca de 15% das pessoas indistintamente acometendo homens, mulheres e, de acordo com Ione, até crianças e estas não podem usar a placa de acrílico, pois ela impede o crescimento dos dentes. Em crianças, o bruxismo também torna os dentes de leite mais resistentes, que não caem naturalmente, sendo necessária a extração.
O ranger dos dentes, além da dor de cabeça causa também outros problemas que acabam auxiliando no diagnóstico, como o desgaste e amolecimento dos dentes e por consequência maior sensibilidade principalmente ao frio e, em alguns casos, inflamação e inchaço na gengiva.
A dentista afirma que existem outros fatores que podem levar à dor de cabeça vinda dos músculos ligados à boca, como mordida cruzada, mordida aberta, má posição dental, falta de dentes posteriores e também quando o paciente força mais alguns dentes na mastigação do que os outros e, ainda hábitos diários como mastigar chiclé, apoiar as mãos no queixo e segurar o telefone com o ombro.
Recomendações
Consulte o dentista com regularidade;
Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
Se diagnosticado com bruxismo, use a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.
voltar