O município de Doutor Maurício Cardoso, acaba de instituir o seu Plano de Saneamento Básico, onde estão contempladas ações de curto, médio e longo prazo no tocante a coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo, abastecimento e utilização de água potável, rede de esgotamento cloacal e de águas pluviais.
Dentre as ações inovadoras já estão presentes as áreas de absorção das águas pluviais nos passeios públicos, a construção de duas lagoas de decantação para as águas pluviais, cujas lagoas têm a função de armazenar temporariamente as águas pluviais decantando sedimentos em suspensão e parte dos dissolvidos e ainda promover a redução da velocidade das águas, sua vazão e destino final.
A médio prazo serão implementadas ações como a coleta seletiva do lixo, construção de fossa sanitária adequada às novas exigências de saneamento em substituição às inadequadas, utilização das águas pluviais das residências em seus próprios domínios, construção de espaço próprio dentro de cada propriedade para a disposição do lixo fazendo com cada unidade produtora haja de forma responsável pelos seus resíduos, retirando do passeio público a lixeira, disponibilização de containers para resíduos da construção civil e construção de unidade para compostagem de resíduos orgânicos, essa projetada para longo prazo.
No meio rural voltam-se as atenções para técnicas de preservação e conservação das estradas, diminuindo o impacto ambiental gerado pelo transporte, construção de sarjetas e desaguadouros. Serão investidos estudos no sentido de se buscar a diminuição dos efeitos das enxurradas nos leitos dos rios, recuperação de nascentes e ações de contenção de contaminação do solo por dejetos animais e outros. Também estão contempladas ações para a política reversa das embalagens de produtos utilizados na agricultura, lâmpadas, pilhas, baterias e pneus entre outros.
voltar