Em reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) ontem a tarde, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, garantiu que usará os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) apenas para o programa. Essa era uma dar reivindicações da categoria, que temia que a verba fosse utilizada em outros setores da economia.
No encontro, foram debatidas todas as demandas que estavam em um documento entregue pelos produtores rurais a Sartori no dia 12 de maio. Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a reunião foi regular e serviu para abrir o diálogo com o governo do estado.
“Estamos avaliando a reunião como regular. Algumas coisas não foram respondidas, como questões de infraestrutura, mas deixamos um canal aberto de diálogo e continuaremos discutindo”, disse o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
Pela manhã, os produtores rurais fizeram uma caminhada pelo centro da capital. Segundo a Fetag, três mil pessoas participaram da manifestação. Elas chegaram cedo, de varias regiões do estado e representam cerca de 380 mil famílias envolvidas na agricultura familiar. Os agricultores levaram cestas com diversos produtos da lavoura como forma de mostrar à população a diferença entre o que é pago a quem produz os alimentos e os preços nos supermercados.
Fonte: G1
voltar