Com a finalidade de debater políticas de fomento e incentivo a produção de vinho no município de Ijuí, ocorreu na tarde da última sexta-feira, um encontro com autoridades, representantes de entidades rurais e produtores de uva do município. A atividade foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí.
Além de marcar um ano da lei que institui o dia 25 de julho como Dia do Vinho em Ijuí, o encontro teve o objetivo de estimular o desenvolvimento da cultura de cultivo da uva e a fabricação do vinho colonial. Em Ijuí há 150 famílias de produtores rurais atuando no cultivo da uva para a produção de vinho.
Os principais pontos levantados no debate foram a legalização da produção de vinho colonial, formas de incentivo e competitividade com as outras regiões produtoras, principalmente a Serra, além de elevados custos para a produção. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores de Vinho Colonial do Rio Grande do Sul, Paulo Frizzo, a proposta é ampliar as perspectivas dos associados da entidade, tornando-a mais forte e com maior capacidade de articulação. “Esse fortalecimento é importante para que possamos implementar as mudanças necessárias ao desenvolvimento da atividade”.
Fonte: Rádio Repórter
voltar