O aquecedor solar de água apresentado pelos alunos do Colégio L’Hermitage Cristo Rei, de Horizontina, conquistou o primeiro lugar do Eng 21, edição 2013. Oito protótipos desenvolvidos por estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio das escolas privadas e públicas de Três de Maio, Giruá, Santa Rosa e Horizontina, estavam concorrendo à premiação. O segundo lugar ficou com os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, de Horizontina, e o terceiro lugar com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, de Três de Maio. A comissão avaliadora foi composta por Giovane Franzen e Jair João Blatt da Certhil; Márcio De Vlieger da empresa RBF e Ademilson De Vlieger, da Hidrotec, empresários de Santa Rosa.
A coordenadora do curso de Engenharia de Produção da Sociedade Educacional Três de Maio, professora Márcia Stein explica o que fez com que o protótipo de Horizontina ganhasse o primeiro lugar. “Entre os critérios que deram o primeiro lugar ao protótipo do aquecedor solar de água desenvolvido pelos alunos do L’Hermitage estava a criatividade na sua construção e a inovação no uso de materiais reciclados de baixo custo”. Márcia destaca que todos os protótipos desenvolvidos apresentaram muita criatividade, sendo avaliados como projetos de nível superior. “Estão todos de parabéns. Trabalhos fantásticos, de alto nível, que exigiram muito dos alunos e da comissão avaliadora, que seguiu os critérios constantes do regulamento para determinar qual deles seria o grande vencedor”, afirma.
O Projeto Engenheiros do século 21 foi criado com o intuito de instigar o interesse dos estudantes pelas Ciências, Tecnologia e Matemática, além de proporcionar troca de conhecimento entre as escolas parceiras e os professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da SETREM. A cada ano uma nova proposta é oferecida. Em 2013, o desafio foi o desenvolvimento do protótipo de um sistema de aquecimento solar de água.
voltar