Sábado 12/10

Ernani Polo volta a defender ações imediatas dos governos estadual e federal para auxílio a produtores gaúchos afetados pela estiagem

28 de abril de 2020

O deputado Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa, participou de mais uma reunião que abordou o tema da estiagem, desta vez na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, ao lado de deputados estaduais, federais, representantes do Ministério e da Secretaria estadual da Agricultura, além de entidades ligadas ao setor. Na videoconferência, foram discutidas medidas de apoio aos agricultores e aos 304 municípios gaúchos que declararam situação de emergência, sendo que 77% já tiveram reconhecimento do governo do Estado.

“Já tivemos algumas medidas anunciadas pelo Ministério da Agricultura, com relação à prorrogação de dívidas, custeio das lavouras, investimentos e também medidas para as cooperativas e cerealistas, que foram construídas junto ao governo federal e que solicitamos via Assembleia Legislativa e precisamos de agilidade no repasse de recursos. Outra grande preocupação é também com o abastecimento d’água em dezenas de municípios, tanto para as pessoas, quanto para os animais, o que gera a necessidade de ações rápidas neste sentido. Nesse sentido solicitamos linha de crédito, por parte do governo estadual, para irrigação e mais agilidade rapidez na abertura de poços artesianos. Estamos trabalhando incansavelmente para buscar caminhos de forma conjunta, pois enfrentamos crises simultâneas: a da estiagem, a do coronavírus e a dos impactos nos setores produtivos e no abastecimento de água, ” destacou.

O deputado Ernani Polo relatou ainda que recebeu, durante a videoconferência, solicitações de produtores da zona Sul do Estado: “Produtores de Canguçu, maior minifúndio da América Latina e de diversos municípios do Estado, pedem anistia total ou de 50% das dívidas do programa Troca-Troca de sementes, pois diante do atual momento, os agricultores não tem condições de pagar esta conta, situação que também afeta produtores de demais municípios. Vamos seguir atuando junto aos governos estadual e federal para viabilizar medidas que auxiliem os produtores de todo o Estado que estão sofrendo muito com os dados gerados pela estiagem que assola o RS”, relatou.

Participaram da videoconferência o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho; o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; o chefe da Casa Militar e da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes; o deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados; o deputado Adolfo Brito, presidente da CAPC, o deputado Edson Brum, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha; Farsul, Fetag e demais entidades representativas do setor agropecuário e mais de 15 deputados estaduais.

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.