Sexta-feira 29/03

Escolhas Profissionais e as mudanças necessárias neste tempo que vivemos

7 de julho de 2021

Por Aline Riffel – Psicóloga e pedagoga

Há muito tempo temos ouvido falar sobre as mudanças no mundo profissional em virtude das tecnologias e das grandes transformações vividas pelo mundo. Mas, com a pandemia, essas necessidades se transformaram de forma ainda mais acelerada.

Já é quase clichê ouvir, dizer ou ler que: “em 10 anos não teremos mais as profissões como conhecemos hoje”, arrisco dizer, que em 2021 já não temos mais as profissões como elas costumavam ser.

Além disso, as profissões que conhecemos e que se manterão existindo, sofrerão tantas modificações que serão necessárias constantes adaptações por parte de todas as pessoas.

E está aí a grande chave da vida, a capacidade de nos adaptarmos, as necessidades do mundo que nos cerca.

Para que possamos estar disponíveis, preparados, e proativos frente a tantas mudanças, necessitamos de um autoconhecimento nunca visto. Reconhecer até onde estamos dispostos a ir, reconhecer nossas limitações, reconhecer nossas habilidades e descobrir todos os dias novas formas de nos reinventarmos.

Nunca o autoconhecimento foi tão importante e até mesmo os espaços de Orientação Vocacional, Orientação Profissional, Transição de carreira, e todas essas facilidades foram tão úteis.

E aí? Já pensou quais são as principais profissões? Em que lugar você deseja estar, chegar? Que profissional quer ser?

Neste último ano já aprendemos tanto, nos reinventamos tanto, e ainda estamos nos primeiros passos deste longo caminho chamado futuro.

Cito algumas das profissões elencadas como as 10 principais para os próximos 10 anos: Profissionais de Big Data (ou seja, pesquisadores natos); Engenheiro com foco em Agronegócio, Designer de Inovação, Tecnologia da Informação, Gestor de Resíduos, Médico, Marketing, Professor, Profissional de Logística e Biotecnólogo.

Algumas destas te desperta interesse?

Percebeu que todas elas exigem constante adaptabilidade e transformação?

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” – Sócrates

Se esta é uma das grandes reflexões de Sócrates, que foi nada mais nada menos que o primeiro dos três grandes filósofos gregos, que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles), para nós resta apenas “conhecermo-nos” com a maior profundidade possível, e assim seremos capazes de esclarecer muito, conhecer muito e fazer tudo que desejarmos.

 

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.