O estudante Diego Rafael Kalschne, do curso técnico em Informática da Setrem, desenvolveu o protótipo de um sistema de irrigação automatizado. Criado na plataforma Arduino, o sistema consegue verificar as condições de umidade do solo e, quando necessário, faz a irrigação automática, aumentando a eficiência da produção.
Além disso, o sistema conta com um aplicativo mobile que ajuda no gerenciamento de forma remota. “Com a ajuda de dois sensores, as informações são enviadas para a placa controladora do Arduino. Por meio do aplicativo, é possível determinar a frequência da irrigação”, explica Kalschne.
O protótipo foi desenvolvido no início deste ano, durante o estágio supervisionado. Os testes foram aplicados no cultivo de morangos, no Hortilab do Campus Setrem.
Diego conta que decidiu criar este sistema de irrigação com o objetivo de levar a tecnologia para o campo. “O principal benefício desse sistema é a constante irrigação sem a necessidade de uma pessoa fazer este serviço de forma manual”, completa.
Conforme a coordenadora do CTI, Janaína Poersch, o curso possibilita atividades que conectam a aprendizagem vivida em sala de aula com a prática, alinhadas às necessidades do mundo do trabalho.
voltar