Novas faixas de travessia elevada foram instaladas em Doutor Maurício Cardoso pela Secretaria de Urbanismo, Trânsito e Saneamento, com indicação e aprovação do Conselho Municipal de Trânsito. A ação atende aos pedidos de muitos cidadãos que se manifestaram por meio de requerimentos ou abaixo-assinados.
De acordo com o presidente do Conselho de Trânsito, Cassio Horazy, as novas faixas estão em acordo com resoluções do Departamento Nacional de Trânsito, são previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito e a escolha pelos locais de instalação das novas faixas levaram em consideração o fluxo de pessoas e de crianças próximas à escolas, bem como as solicitações da comunidade. Já os quebra-molas antigos existentes nas ruas foram removidos por estarem desacordo com a atual legislação.
Horazy diz que estão previstos ainda para o segundo semestre a definição de vagas de estacionamento para pessoas com necessidades especiais e idosos, bem como a confecção da credencial necessária para usar as referidas vagas.
“As faixas elevadas são eficientes, pois garantem segurança para os motoristas e pedestres, é uma forma de demonstrar que é possível obtermos mudanças positivas no trânsito e preservarmos vidas. Para implantar uma faixa elevada de travessia de pedestres deve-se ater às condições que a pista selecionada oferece. O trecho a ser implantado deve apresentar características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40km/h, local onde seja necessário conter o fluxo de forma a induzir os motoristas a um modo mais apropriado à segurança. A faixa elevada para travessia de pedestres propicia aos condutores uma maior visibilidade do local onde é feita a travessia de pedestres, e por se tratar de uma rampa com no mínimo 4 metros de comprimento e com sinalização adequada se torna um obstáculo quase que impossível de não ser notado. Com isso o condutor de um veículo é obrigado a reduzir a velocidade para que consiga transpassar pela faixa elevada, uma ferramenta que garante ao pedestre mais segurança em seu percurso. Também favorece a mobilidade urbana de forma a garantir prioridade ao pedestre e concede mais acessibilidade aos cadeirantes, idosos e crianças, por se tratar de uma extensão de calçada, livre de obstáculos como rampas no trajeto não alterando o nível da calçada em relação à rua”, explicou o presidente do conselho.
A comunidade aprovou a instalação das faixas, manifestando-se positivamente, destacando principalmente a necessidade também de promover maior conscientização de motoristas e pedestres, como a moradora Daiane Zemolin: “As faixas elevadas proporcionam maior segurança para os pedestres. Talvez se fôssemos mais conscientes e respeitássemos a sinalização as faixas elevadas nem precisassem existir, mas infelizmente há pessoas que acham que as ruas são pistas de corrida e ai de quem aparecer na frente!”
Até o momento foram instaladas 10 faixas nas três principais vias asfaltadas do município.
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