O governador Eduardo Leite modificou nesta terça-feira a cor das bandeiras de duas das quatro regiões alteradas no último sábado no modelo de Distanciamento Controlado. Após analisar os dados apresentados pelos prefeitos, o Piratini recolocou Santa Maria e Santo Ângelo na cor laranja (risco médio de contaminação pelo coronavírus), enquanto as regiões de Caxias do Sul e Uruguaiana permanecem identificadas com a bandeira vermelha (risco alto). Os dados que embasaram o recálculo foram apresentados em videoconferência pelo governador.
Quando da bandeira vermelha, o comércio não-essencial dos municípios fica impedido de funcionar, assim como o expediente de restaurantes e shoppings é afetado – o que gerou boa parte da reclamação dos prefeitos.
O governador anunciou ainda ajustes nas datas para o cálculo e divulgação das bandeiras de riscos do Distanciamento Controlado. Antes, a divulgação das bandeiras ocorria no sábado para entrar em vigor na segunda-feira. Com a mudança, Leite anunciou a criação de uma nova etapa – um espaço para que os prefeitos e as entidades possam contestar os dados técnicos.
voltar