Decreto foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União.
Chuva dá trégua no estado, mas número de atingidos sobe para 51 mil.
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de 26 municípios do Rio Grande do Sul após as enchentes dos últimos dias no estado. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União.
O governador José Ivo Sartori emitiu decreto coletivo na última segunda (20) depois do agravamento dos alagamentos provocada pela grande quantidade de chuva. O documento permite que os municípios tenham acesso a recursos para a reconstrução das áreas atingidas de maneira mais ágil.
De acordo com o governo do estado, foi solicitado ao Ministério da Integração o envio de 1.763 kits de cesta básica, 1.733 kits de higiene pessoal, 1.583 kits de limpeza, 2.250 kits dormitórios e 2.259 colchões. A expectativa é de que o material chegue até o fim da semana.
O número de pessoas atingidas aumentou, apesar da trégua na chuva. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual, às 17h de terça (21), agora são 51.009 afetados, ante 50.728 divulgados anteriormente. A contagem de desabrigados também subiu: foi de 2.029 para 2.768.
São 64 municípios afetados. Conforme a Defesa Civil, a situação mais grave se concentra nos municípios de Esteio, Gravataí e Cachoerinha, na Região Metropolitana, e em Porto Alegre, na Zona Norte e nas ilhas do Guaíba.
Cidades gaúchas em situação de emergência:
Alvorada
Bagé
Barra do Guarita
Barra do Quaraí
Cachoeira do Sul
Cachoeirinha
Cerro Grande
Esperança do Sul
Esteio
Frederico Westphalen
Gravataí
Hulha Negra
Iraí
Itaqui
Montenegro
Parobé
Pinheirinho do Vale
Portão
Porto Mauá
Porto Vera Cruz
Porto Xavier
Rolante
São Borja
São Jerônimo
São Sebastião do Caí
Uruguaiana
Fonte: G1
voltar