Uma guarnição policial da Brigada Militar, em atividade de patrulhamento visando coibir delitos rurais e transfronteiriços, no âmbito da denominada Operação Sentinela, abordou nessa terça-feira (19) um veículo van que trafegava pela localidade de Esquina Bonita, interior de Horizontina, logrando flagrar o transporte de um grande carregamento de cigarros estrangeiros entrados irregularmente no país, o qual vinha da costa do rio Uruguai, fronteira entre Brasil e Argentina. O veículo também estava equipado, clandestinamente, com um rádio de comunicação.
O motorista do veículo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo, para a lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante, pelos crimes de contrabando/descaminho e de telecomunicação clandestina. Ao final, o preso restou recolhido ao Presídio Regional em Santo Ângelo, onde permanece à disposição da Justiça Federal.
A Operação Sentinela é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.
Bens e produtos apreendidos:
– 26.000 maços de cigarros estrangeiros;
– 01 veículo e 01 rádio de comunicação.