Uma personalidade conhecida em Horizontina pelo trabalho, bom humor, espírito aventureiro e solidariedade, Elemar Jacob Beck, foi homenageado pela família Logemann em um jantar festivo no final do mês de junho, pelos 56 anos de dedicação a SLC Comercial.
‘Seu Elemar’, como é conhecido por todos, despediu-se do quadro funcional da empresa com o sentimento de dever cumprido. “Eu trabalhei lá por 56 anos e a empresa tem 68 anos, acredito ter contribuído para a história e desenvolvimento da SLC, tendo coparticipação direta sempre em diversas ações e conquistas. Agora eu acho que cumpri com minha missão, quero novos horizontes, iniciar um novo ciclo de vida e de trabalho”, afirma ele, que irá dedicar-se a sua empresa recentemente constituída para prestação de serviços de negócios e assessoria. Mesmo assim, ele ainda mantem o compromisso com a família Logemann em alguns estudos de negócio da SLC.
Conforme lembra Elemar, seu pai Alfredo era vizinho dos Logemann e sempre tomavam chimarrão juntos aos finais de tarde. “Eu tinha 14 anos e um dia o Dr. Logemann me pediu se eu queria trabalhar na firma. Daí eu respondi que se meu pai deixasse, eu iria. E assim eu comecei, em 6 de maio de 1957, meu trabalho como office boy na empresa que hoje se destaca mundialmente”.
Durante todos estes anos, o empreendedor exerceu várias funções na empresa, sempre na área administrativa. Aos poucos foi assumindo novos cargos e responsabilidades, encerrando sua trajetória no grupo familiar como gerente da SLC Comercial. “A empresa me proporcionou uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Sinto-me feliz e satisfeito por ter conquistado tudo o que tenho e que sou hoje, mas agora vou a frente de novos desafios. Estou otimista e torcendo pelo melhor. Levo em minha vida definições bem claras de vencer fazendo aquilo que gosto, compartilhar com amigos, viajar e colaborar de forma a ser útil para a comunidade e também para mim”, destaca.
Elemar conta que ficou muito emocionado durante a homenagem, principalmente quando o vice-presidente do grupo SLC falou sobre sua história e trabalho na empresa. Foram várias homenagens recebidas ao longo das décadas, entre elas, em comemoração aos 25 anos de trabalho, quando Elemar recebeu uma bandeja de prata com inscrições de agradecimentos; em comemoração aos 50 anos na empresa quando foi homenageado de surpresa com dedicatórias em vários jornais, além de um quadro com o título de “funcionário do século”. E quando Elemar completou 55 anos de trabalho na empresa, a família Logemann lhe entregou, simbolicamente, a chave da empresa.
Idealizador e grande incentivador da instalação do Corpo de Bombeiros em Horizontina, na década de 80 e paraninfo da primeira turma de bombeiros voluntários do município, formada neste ano, bem como colaborador há anos da Brigada Militar, Elemar Beck deixa suas marcas não somente na empresa à qual se dedicou por mais de cinco décadas. O sargento Bones, do Corpo de Bombeiros, conta que Elemar foi o presidente da comissão formada na cidade para a implantação da entidade. “Ele mobilizou toda a comunidade regional e também intermediou a conquista da primeira viatura para a corporação. Ele mesmo buscou o caminhão que usávamos até o ano passado e atualmente também está engajado na campanha para conseguirmos a escada margirus. Elemar Beck é o comandante emérito do Corpo de Bombeiros de Horizontina, uma pessoa muito querida e batalhadora”. O tenente Amadori, da Brigada Militar também diz que Elemar sempre ajudou muito a corporação. “Ele emprestava até carro para a Brigada. Muitas doações chegaram até nós por meio dele, assim como quando custeou as despesas de metade do piso do centro de instruções. Se devemos alguma coisa a alguém, é para Seu Elemar Beck”.
Bom conselheiro, o empresário faz questão de deixar sua sugestão: “Cresça na vida e profissionalmente com boas práticas de transparência, comprometimento, ética, responsabilidade e equidade, sonhando alto e com os pés no chão”.
O Grupo SLC não tem mais Elemar Beck em seu quadro de trabalhadores, mas, pelo jeito, Horizontina ainda poderá contar muito com ele.
voltar