A secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou, na última semana, os indicadores criminais por município, referente aos primeiros três meses deste ano.
Em Horizontina, no período de 01 de janeiro a 31 de março, foram 82 ocorrências, sendo uma de homicídio doloso, com uma vítima fatal, 39 furtos, 2 furtos de veículos, uma ocorrência de roubo, 8 de estelionato, 2 delitos relacionados à armas e munições, 25 posses de entorpecentes e 3 registros de tráfico de entorpecente.
Quando se analisa mês a mês, os números de janeiro e fevereiro são praticamente iguais, 31 e 32, respectivamente. Em março, foi o mês de menor ocorrência de delitos em Horizontina (19). O período coincide com a intensificação das medidas de isolamento da população para combater o avanço do coronavírus no país. Um fato que chama atenção é o número de furtos que ocorreram no mês de fevereiro: 24. Em janeiro foram 8 e em março 7 furtos.
Outro dado alarmante é que houve um crescimento de 34% nas ocorrências comparando os primeiros três meses de 2019 com 2020: saltou de 61 para 82 delitos. Comparando com Três de Maio, que tem cerca de 5 mil habitantes a mais que Horizontina, foram 13 ocorrências a mais que o município vizinho, que registrou 69 delitos no primeiro trimestre, ou seja, uma diferença de 15%.
voltar