Segunda-feira 18/10

Idosa de 101 anos é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Horizontina

20 de janeiro de 2021
Compartilhe

A cidadã Irma Kühn, de 101 anos, foi imunizada por volta de 14h10min desta quarta-feira, 20, em Horizontina. Interna de uma casa de repouso para idosos, ela foi trazida pelos cuidadores profissionais do estabelecimento junto ao COES, seguindo todos os protocolos de saúde, e recebeu a primeira dose imunizadora das 215 que chegaram a cidade nesta primeira semana de imunização no Brasil.

O prefeito municipal Jones Cunha, vice-prefeita Zuleica Wehner, secretário de Saúde Darlan Dewes, parte da equipe do COES formada pelo médico Geuvani Bender, enfermeira Larissa Bicca e as agentes Sandra, Sônia e Sandrinha estiveram presentes neste momento histórico e classificado pelo prefeito Cunha como um momento de esperança, após 10 meses de incerteza quanto ao futuro e a saúde, especialmente dos pacientes idosos e os grupos de risco, parcela significativa da população do município.

Uma entrevista coletiva a veículos de comunicação local deu detalhes de que todo o esquema de vacinação do município está montado e a velocidade para atingir as duas etapas em outras faixas etárias, dependerá do volume de vacinas disponibilizadas ao município na estratégia intergovernamental com o Estado e a União.

Conforme o secretário Darlan Dewes, nesta primeira etapa são vacinados idosos internos de casas de repouso, profissionais de saúde, socorristas e motoristas do SAMU. Após 2 e 4 semanas da primeira aplicação, o público vacinado recebe uma segunda dose do imunizante, idêntico ao recebido na primeira, no caso dessa etapa a vacina Coronavac do Butantã.

O paciente será considerado completamente imunizado contra o coronavírus, após decorridas duas semanas da segunda aplicação.

Até esta terça-feira, o município registrava 876 casos confirmados da doença, sendo 72 ativos. Estão em isolamento domiciliar 138 pessoas. Desde o início da pandemia, seis mortes pelo vírus foram registradas em Horizontina.

 

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.