Sábado 28/05

Incêndio destruiu área de 70 hectares no interior de Boa Vista do Buricá

13 de janeiro de 2022
Compartilhe

Uma área de aproximadamente 70 hectares foi consumida pelo incêndio registrado nesta quarta-feira (12) no interior de Boa Vista do Buricá. As informações foram repassadas pelo prefeito da cidade, Joãozinho Sehnem, por meio de boletim enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura. O incêndio atingiu principalmente uma área de mata nativa em Linha Almeida, próxima à divisa com a localidade de Vista Alta. Parte de lavouras e áreas de pastagens também foram consumidas. Ninguém ficou ferido e também nenhuma residência e instalações de propriedades rurais foram atingidas.

O prefeito Joãozinho explicou que o fogo teria iniciado ao lado de uma estrada e se alastrou por dentro da mata e lavouras. O sargento Pacheco, do Corpo de Bombeiros de Três de Maio, informou que a corporação estava envolvida em um outro foco de incêndio, na comunidade de Alpargatas, também no interior de Boa Vista do Buricá, quando foi acionada por volta das 15h. Em um primeiro momento foi deslocado um caminhão-pipa da prefeitura.

Após controlar o primeiro incêndio, os bombeiros se depararam com o sinistro de maiores proporções e que apresentava maior grau de dificuldade para ser contido em Linha Almeida. A estratégia escolhida foi proteger prioritariamente as residências próximas à área que queimava. Joãozinho salientou que o fogo esteve muito próximo de diversas residências e chiqueirões.

Por volta de 19h, os bombeiros já davam garantias de que as residências que estavam sob risco não corriam mais perigo de serem atingidas. Entretanto, ainda seguia o combate ao incêndio em uma grande área de mata. No início da noite, o prefeito também informou que o fogo havia sido controlado, apesar de alguns focos na vegetação.

A expectativa era de que, durante a noite, os focos fossem dissipados. Como ainda restaram muitas brasas, as autoridades permanecem em alerta para o aparecimento de novos focos nesta quinta-feira (13). O prefeito ressaltou que o sucesso da ação só foi possível graças à mobilização conjunta do Corpo de Bombeiros, prefeituras, setor empresarial, entidades e comunidade em geral.

Prefeituras de municípios vizinhos e empresas enviaram máquinas e caminhões-pipa para combater as chamas e reabastecer os veículos dos bombeiros. Mais de 10 tratores de produtores locais também auxiliaram.

Em Linha Alparagatas, os focos de incêndio foram constatados em dois momentos. No primeiro deles, foi contido pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, os próprios agricultores utilizaram bombas esterqueiras para controlar o fogo.

Fonte e fotos: Rádio Alto Uruguai

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.