A grave crise que atinge os 245 hospitais filantrópicos gaúchos, pela falta de repasses do Estado, de serviços já prestados, faz com que as instituições busquem alternativas de receita para amenizar o problema da falta de recursos.
O Hospital de Caridade de Ijuí, através de um planejamento estratégico que envolve o comitê gestor, formado pela diretoria-executiva, diretoria financeira, gerentes de áreas e equipe de mercado, com envolvimento direto do corpo clínico e da diretoria voluntária do hospital, fez algumas mudanças e ampliações de serviços, no sentido de melhorar a receita, principalmente nos convênios e particular.
No Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon que tem uma cobertura de mais de 90% pelo SUS, que projeta o HCI no cenário nacional como instituição de saúde referência para mais de 120 municípios gaúchos no tratamento, diagnóstico e prevenção contra o câncer, tem a partir de agora um espaço diferenciado.
Desde o início do mês, a infraestrutura pronta do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, localizada no prédio em frente ao Cacon, funciona também o Ambulatório de Especialidades em Oncologia, com tratamento e diagnóstico do câncer, onde atende clientes na modalidade particular e convênios, com os principais médicos da área do câncer.
Ainda dentro da proposta de mudança com a visão de melhorar a receita do HCI, a maternidade e o berçário da instituição foram revitalizadas e ampliadas. Desde a semana passada, este serviço está em um novo espaço, exclusivamente no quarto andar do terceiro bloco.
Conforme planejamento foram disponibilizados 26 leitos, sendo 15 para o Sistema Único de Saúde e os demais para convênios e particular. A melhoria é uma antiga reivindicação dos médicos obstetras e qualifica ainda mais o serviço especializado em obstétrica e neonato.
Fonte: Rádio Repórter
voltar