Domingo 19/01

Mais de 2 mil pessoas são afetadas pelas chuvas em SC, diz Defesa Civil

14 de julho de 2015

Pelo menos 2.047 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a madrugada desta terça-feira (14), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Até 19h, 45 municípios comunicaram estragos ao órgão e cerca de 40 pessoas estavam desabrigadas. O boletim foi divulgado durante coletiva com o governador do estado, Raimundo Colombo. “A situação pode se agravar porque os rios estão cheios. Estamos em alerta”, disse.

Duas pessoas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra.

Os municípios que registraram ocorrências foram Itá, Vargeão, Caxambu do Sul, Galvão, Joaçaba, Timbó Grande, Abelardo Luz, Maravilha, Paraíso, Nova Itaberaba, Xaxim, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Chapecó, São Domingos, Ponte Serrada, Xanxerê, Arvoredo, Coronel Freitas, Capão Alto, Campos Novos, Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Lages, Frei Rogério, Saudades, Porto União, Xavantina, Seara, São Joaquim, Abdon Batista, Capinzal, Concórdia e Cordilheira Alta.

Dessas cidades, entre elas, Maravilha, Chapecó, Xaxim, Saudades, Coronel Freitas, Xavantina, Seara, Cordilheira Alta, Abdon Batista e Modelo decretaram emergência em nível municipal, conforme a Defesa Civil do estado. Elas estão elaborando relatórios com os prejuízos. Os documentos serão, posteriormente, enviados ao órgão estadual.

Conforme o mais recente relatório da Defesa Civil, em relação aos prejuízos materiais, foram contabilizadas 579 residências e duas empresas danificadas ou destruídas. Também houve 23 infraestruturas e instalações públicas atingidas, incluindo escolas e pontes.

 

Jovem morto na Serra

Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta terça-feira (14) vítima de uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra catarinense.Conforme a Polícia Civil, ele estava perto de um portão de ferro que foi atingido pelo raio volta das 7h30.

De acordo com informações de familiares prestadas à Polícia Civil, Wilson Godinho estava próximo ao portão de entrada de uma propriedade na localidade rural de São Francisco de Xavier.

 

Fortes chuvas na região

A chuva forte que cai desde a madrugada desta terça causou estragos em ao menos 29 cidades no Oeste e Serra de Santa Catarina, segundo Defesa Civil. Por volta das 8h, uma barragem do Parque de Exposições de Concórdia transbordou, gerando alagamentos em toda a região central.

Coronel Freitas é uma das cidades mais atingidas. Ela registrou ao menos três casas arrastadas pelas corrrentezas devido às fortes chuvas que atingem a região desde a madrugada de terça, informou a PM. Toda a região central da cidade está alagada.  Mais de 100 automóveis foram levados ou danificados pela correnteza, segundo a PM.

Toda a região central da cidade está alagada, segundo a PM. Os bombeiros encontraram dificuldade de realizar auxílio as vítimas, devido a interrupção da rodovia SC-157 por queda de barrancos.

O hospital da cidade também sofre com os danos das chuvas. O local registra falta de medicamentos. De acordo com a PM, os postos de saúde do município cederam o contingente disponível para a unidade. Na cidade, a água destruiu lojas e casas.

 

Fonte: G1

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.