Considerado um dos setores mais importantes do hospital, o Bloco Cirúrgico recebeu nesse primeiro semestre novos equipamentos e qualificação constante para os profissionais. Nos primeiros seis meses, foram realizadas 3.342 cirurgias, tendo uma média de 25 por dia. Das cirurgias, 2.926 foram eletivas, ou seja, tinham agendamento prévio e 411 foram de urgência e emergência.
Se comparado com o ano de 2014 houve um aumento de 166 cirurgias (5%). Em relação a 2013, o aumento foi de 425 cirurgias (12%), nesse mesmo período do ano. De acordo com a Enfermeira. Lisete Kunzler, responsável pelo serviço, “Estamos preparados para atender a crescente demanda de cirurgias. Novas especialidades foram incorporadas na rotina do setor, aliadas às novas tecnologias na prática cirúrgica-anestésica, o que nos qualifica cada vez mais para um atendimento de excelência”. Nestes 06 primeiros meses de 2015, as cirurgias mais realizadas foram: Ginecologia/Obstetrícia; Geral; Traumatologia e Plástica.
O centro cirúrgico conta com mais de 40 cirurgiões e uma equipe de anestesistas. Os médicos, em conjunto com a equipe de Enfermagem e profissionais de apoio, com qualificação específica na área, realizam cirurgias de pequena, média e alta complexidade. Investimentos de alto custo foram realizados nesse período com aquisição de equipamentos de ponta como: 2 focos cirúrgicos Dräger; 2 mesas cirúrgicas elétricas Barrfab e 2 carrinhos de anestesia da GE Healthcare. Tudo isso, possibilita qualificar cada vez mais o serviço, garantindo segurança, confiabilidade, eficiência e resolutividade nas intervenções cirúrgicas, desde a mais simples, até as de maior complexidade e mais alto risco, dentro das especialidades atendidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
voltar