Não me perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing
21 de janeiro de 2020
Você certamente já foi interrompido ou até acordado por uma ligação indesejada vinda de alguma central de atendimento. Segundo a Anatel, apenas as operadoras de telecomunicações são responsáveis por 32% das ligações de telemarketing feitas em todo país, envolvendo desde atualizações cadastrais e promoções, até cobranças. Algumas dessas ligações se repetem por dias ou até semanas, mesmo quando informamos ao operador que não desejamos recebê-las mais.
Para contornar esse problema, a Anatel criou uma plataforma online em parceria com as empresas desse setor. O objetivo do site Não me perturbe é bloquear essas chamadas indesejadas através de um cadastro único, algo que era impossível até então.
Como bloquear ligações de telemarketing?
Todas as principais empresas ativas do setor de telecomunicações que são fiscalizadas pela Anatel podem ser bloqueadas: Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Também, os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço. Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor.
Vale lembrar, no entanto, que a plataforma ‘Não me perturbe bloqueia apenas ligações de telemarketing; ou seja, contatos para venda de serviços e anúncios de pacotes e promoções. Ligações de cobrança, suporte e pesquisas de satisfação não podem ser bloqueadas.
Qual o prazo para o bloqueio?
Após o envio da solicitação pelo usuário, o bloqueio deve acontecer em até 30 úteis, segundo a Anatel.
O Não me Perturbe não possui aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis e também não solicita dados pessoais ou bancários. Você deve fazer o cadastro pelo site oficial da plataforma para conseguir bloquear ligações de telemarketing provenientes de operadoras de telecom.
De acordo com a ANATEL, de janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas. Segundo a Anatel, a lista do Não me perturbe vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação.
Fonte: Canaltech
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