Terça-feira 13/05

Nova escola de música de Horizontina reúne experiência e talento de Sidi Biriva e competência de músicos regionais

24 de fevereiro de 2018

Com experiência de mais de 30 anos na música, talento e simpatia de sobra, com apreço de muitas pessoas da comunidade de Horizontina e região, Sidi Biriva inicia uma nova atividade, que para ele, é uma continuidade de seu trabalho, mas para o município é uma novidade muito bem vinda e que apresentava grande demanda.

É a School Music Sidi Biriva, com aulas de diversos instrumentos como violão, flauta doce, flauta transversal, guitarra, teclado, contrabaixo, gaita, bateria, além da musicalização infantil, teoria musical e técnica vocal. Além do famoso músico horizontinense que herdou o talento e o nome artístico do tio Rui Biriva, outros grandes nomes da música estarão ministrando as aulas. A equipe é composta por Sidi Biriva no violão e técnica vocal, Alisson Oliveira no teclado e acordeon, Samir Dotto no contra baixo, Dara Oliveira e Nathalia Mota nas flautas doce e transversal, Leila Franck com a musicalização infantil, Jones Rupp com aulas de bateria e Alex Saquete ensinará a tocar guitarra. Além disso, haverá também a possibilidade de formação de grupos ou bandas, conforme a disponibilidade, interesse e técnicas dos alunos.

Sidi explica que as aulas de violão para iniciantes são em grupo, os demais instrumentos e alunos que já têm conhecimento terão aulas individuais para manter o foco no aluno, em suas habilidades, desafios e dons. “Aprender a tocar um instrumento ou cantar proporciona melhorias na respiração, na coordenação motora, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, ajuda na memorização que influencia também nas disciplinas da escola, melhora a dicção, ajuda a perder a timidez, entre tantos outros benefícios, até mesmo antes da alfabetização o contato com instrumentos e diferenciação de sons faz toda diferença no desenvolvimento da criança”, explica o professor.

O músico atualmente é professor de música na Escola Da Paz, em Santa Rosa, e organiza eventos e shows no Galpão Biriva, além de seus próprios shows em todo o estado. Aprendeu a tocar violão com 7 anos de idade e com 12 anos, já assessorava o irmão Adilson nas aulas em Horizontina, e depois deu continuidade sozinho. No início da década de 90, Sidi interrompeu o projeto para ir trabalhar com Rui Biriva, a convite do tio. Além disso, já deu aula em escola de Foz do Iguaçu e no projeto da Fundação John Deere.

Sobre a nova escola em sua cidade natal, Sidi conta que está muito feliz e orgulhoso em poder ofertar esta oportunidade para pessoas de todas as idades. “Muitas pessoas e conhecidos me pediam para dar aula de violão aqui, então eu decidi investir nesta ideia e ampliar com mais instrumentos e agregar bons músicos da região, sempre levando bons profissionais, qualidade, responsabilidade e organização”.  E acrescenta: “Não é uma escola para formação profissional específica de músicos, mas principalmente pelo prazer em tocar, cantar, conhecer esta arte, deixar o estresse de lado, e aos poucos, o talento vai se desenvolvendo e cresce naturalmente à medida que o aluno se identifica, compreende e, principalmente, gosta do que faz ao ponto de não perceber o tempo passar enquanto está tocando ou cantando”, explica Sidi.

Assim é com o advogado Ezequiel Martins e seu filho Thales, de Horizontina. Ezequiel, que começou a tocar violão com 12 anos de idade, agora com 41 retoma o sonho antigo com muita alegria e satisfação, principalmente porque faz as aulas junto com o filho adolescente. Ele diz que é um influenciador do garoto. “Percebi o potencial do meu filho e agora com o que estamos aprendendo com o Sidi tudo fica mais fácil e agrega. Ter talento não basta, precisa aprender a técnica e outros conhecimentos que só nas aulas conseguimos”. E acrescenta: “A música é libertadora, é uma terapia! Quero aprender a tocar violão e saxofone, não para me apresentar, mas para me distrair, fazer um som no final de semana enquanto assa uma carne… Ao fazer as aulas a gente se desperta, elas também promovem o próprio autoconhecimento, a gente conhece algumas limitações, desafios e que nos exigem dedicação e prática, e isso só nos torna pessoas melhores”.

A escola fica na Rua Mauro Alberto Hoffmann 355 ao lado do Galpão Biriva, com salas climatizadas, e todos os materiais necessários para o aprendizado, além da disponibilidade do estúdio para ensaio de bandas e de equipamentos de som. A intenção é, com o passar das aulas, realizar uma confraternização com alunos, familiares e amigos para apresentações dos novos músicos demonstrarem seus talentos. Para saber mais sobre as aulas, os contatos são:  [email protected]  ou 9 9157-8125

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.