Um show beneficente será realizado no próximo domingo, no Parque de Eventos em Esquina Eldorado em prol do Lar Santa Luzia de Horizontina. A reportagem do site do Jornal Novo Horizonte, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ana Denise Strapasson, salientou que hoje 43 idosos são atendidos no local, e o objetivo deste show beneficente com Alessandro Costa, irmão de Leandro e Leonardo, é arrecadar fundos para construção de um novo lar para os idosos. Conforme Ana Denise, a casa, após nova nomenclatura pelo Ministério do Desenvolvimento Social, se chamará Centro Dia Santa Luzia, elevando o atendimento de 80 a 100 idosos. O local ampliado, segundo Ana, não é para internação, ficando durante o dia. Hoje estes idosos permanecem no local até as 13 horas e 30 minutos, por não ter espaço físico, onde eles possam descansar, e por isso, eles almoçam e retornam para suas casas. No novo Centro Dia, de acordo com a Secretária, a intenção é que eles permanecem até as 17 horas, sendo disponibilizado mais uma intenção, com mais atividades, com o município disponibilizando mais uma equipe técnica, pois hoje é disponibilizado transporte, com serviço terceirizado, alimentação com café da manhã e almoço, com a nutricionista fazendo um trabalho em conjunto, alem de enfermeira do PSF que está seguidamente no local, com médico uma vez a cada 45 dias, trabalhos manuais, duas vezes por semana educação física com o professor Marcelinho. Também, Ana disse que as igrejas são parceiras visitando o Lar todas as quartas-feiras e na quinta-feira o trabalho é realizado pela equipe técnica do CRAS, fazendo o acompanhamento com os idosos e os familiares. Ana adiantou que na próxima segunda-feira será aberta licitação para compra de um ônibus para a Secretaria de Ação Social.
Com a nova casa terá equipe técnica fixa no local, com enfermeira, assistente social, e psicóloga. Hoje trabalham no local para atender os 43 idosos, quatro profissionais fixas.
Ana lembrou que nos últimos anos a comunidade tem ajudado mito, com várias ações solidarias, como campanha de alimentação e agasalho, alem de duas campanhas grandes de alimentos, sendo uma da gravação do CD e DVD DO Musical Terceira Dimensão com aproximadamente 600 quilos e a festa da Nação Colorada que chegou a quase 500 quilos de alimentos. No ano passado, de acordo com Ana, a SLC Comercial fez doação de 500 quilos de alimentos que também foram destinados para os idosos, alem de uma ação realizada este ano pela AUNIH. Recentemente foi realizado um café de lançamento da nova Casa. O projeto está pronto e Ana Denise falou que haverá mudança de terreno para construção do Centro Dia. Os dois terrenos onde seriam construídos o novo lar vão para Habitação e em outra área do município, de mil metros quadrados será construído o novo Centro Dia, onde será feito ajardinamento, academia ao ar livre, ou seja, o espaço será maior e os idosos não precisarão ficar somente dentro do prédio, que será próximo a Cotrimaio.
Ana Denise comentou que no próximo sábado será realizado um pedágio em dois pontos da cidade, em frente a unidade do Sicredi da Rua Uruguai e na Rua Dahne de Abreu, organizado pelos universitários.
voltar