Terça-feira 05/11

O feitiço virou contra o feiticeiro

22 de abril de 2020

Henrique da Silva

Quem nunca ouviu aquela frase: “o feitiço virou contra o feiticeiro”? Esta afirmação é bastante utilizada quando queremos dizer que um ato ou ação proferido passa a atingir alguém que receberia o feito da ação retorna àquele que fez, um efeito colateral. Então, vamos aos fatos.

Os partidos PDT, PP e PSB confirmam o encontro entre as executivas e seus respectivos pré-candidatos. A reunião teria como objetivo real a composição entre os três partidos, para assim definirem a eleição vindoura, arguindo neste caso que, se os dois pré-candidatos juntassem suas forças, seria uma vitória fácil e sem os desgastes emocionais e financeiros, como de costume.

Em uma primeira análise, a ideia pode ter sido criada com um bom interesse, porém, os membros das executivas não tiveram o cuidado necessário para ajustar as sobras. Ou seja, os demais partidos aptos a concorrer. Outro fator importante, e que não foi devidamente avaliado, é que no PP, o pré-candidato saiu do PT há poucos dias e ainda faltam ajustes. Assim, por parte do PDT, que vem com os mesmos problemas, trazendo nomes importantes para a sigla, mas que ainda não entendem em sua plenitude qual é a ideologia do partido.

Juntando tudo em uma mesma composição, parece óbvio que logo à frente encontrariam grandes dificuldades. Por muito tempo, PP e PDT tiveram fortes embates nas campanhas eleitorais, que para os eleitores dos dois partidos, ainda não cicatrizaram.  As dúvidas permanecem pelo fato de que Nildo Hickmann pode trocar de partido novamente, se eleito for, nos primeiros dias de mandato, sem perder o cargo haja vista ser cargo majoritário. Já pensou?

Dá para perceber que entre os mesmos haja tamanha desconfiança, e que para criar animosidade, poderia ter que passar um bom tempo.

Longe a tudo isto, o prefeito Dr. Lajús, já teria pendurado as chuteiras e guardado seu fardamento no armário para ir para a história. Sentindo-se traído pelos seus companheiros, pode estar pensando em não buscar a aposentadoria tão cedo e voltar a campo a qualquer momento. Um nome forte com uma administração com grandes feitos. Carrega sobre si obras estruturantes e conquistas esperadas há muito tempo. A compra do hospital Osvaldo Cruz, Colégio Cristo Rei e viabilização do contorno viário marcarão o início de um novo ciclo. O ponto mais alto até aqui é de que não houve um caso de corrupção e isto é bem visto aos olhos da comunidade.

Lajús pode ser o primeiro prefeito reeleito em Horizontina, caso decida tomar para si a responsabilidade de ir para mais um pleito. Até a reunião, Jones e Nildo caminhavam praticamente solitários, inclusive ignorando o terceiro pré-candidato, Major Reni. Agora, é esperar para ver, poderemos ter um novo momento com Lajús e Zuleica. É uma dupla para tirar o sono de muita gente. É aí que o feitiço vira contra o feiticeiro. Acordaram um gigante adormecido.

Estaria surgindo aí a quarta via com chapa única do PDT? E o Buda com o PSD em uma via alternativa? Histórico para Horizontina, salutar para a política. E o Nico ainda não voltou da quarentena para dar sua opinião ou apenas dizer, e agora Osvaldo?

A gente se pecha por aí.

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.