Por Henrique da Silva – Colunista do Novo Horizonte
A comunicação sempre teve uma grande importância na vida da sociedade, e a gente sabe essa importância. Dependendo de quem esta comunicando, a informação pode ter diferentes sentidos: uma história contada por uma pessoa com credibilidade tem um peso; já a mesma história contada por uma pessoa cuja vida seja desregrada, o peso é outro. Por isso, temos que separar os bons comunicadores, as boas emissoras de rádio ou televisão, e deixar somente aquelas do bem entrar nas nossas vidas.
Vamos fazer um comparativo. Quando levantamos, esperamos um dia radiante, não é verdade? Aí ligamos o rádio ou a televisão em um programa positivo, que te deixa pra cima. Isso nos leva a ter um dia maravilhoso, pois a comunicação é positiva e contribui para a nossa felicidade. Já quando fazemos o contrário, ligando em um veículo que parece querer ver tudo terminando em confusão, ao final do programa começamos a querer brigar até com as pessoas que não tem nada a ver com a nossa vida. Não é verdade?
A influência que tudo isso tem em nosso dia a dia está ligada diretamente com o que vemos e ouvimos, por isso, é fundamental separar e decifrar o que nos faz bem e o que faz mal.
Tudo o que falamos e escrevemos deve ser feito com cuidado, para que sejamos produtivos às pessoas que terão acesso às nossas palavras. Esta é a principal responsabilidade de comunicadores, seja no jornal, no rádio ou na televisão.
Você, amigo leitor e ouvinte, deve ter atenção ao que faz bem para a sua vida. Que tipo de informação você deixa entrar em sua casa? Será que sua família merece esta informação? Quais valores ela representa para sua vida? Até para ser leitor ou ouvinte precisamos estar atentos àqueles que não levam a informação imparcial como prioridade, mas sim a venda de jornais e a busca por audiência.
O sensacionalismo deve acabar. É hora de nos preocuparmos em comunicar o que é bom aos leitores e ouvintes, por isso grandes redes de televisão perdem cada vez mais espaço. E, com a internet, muitos que até então eram os donos da comunicação estão saindo de cena, pois cada um busca por si só aquilo que deseja conhecer e saber.
A gente se pecha por aí.
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