A Brigada Militar de Ijuí, sob comando do Capitão Gilmar Bischoff, desencadeou neste final de semana a primeira edição da Operação “Noite Tranquila”. Com o intuito de atender, sobremaneira, aos anseios da comunidade ijuiense e regional que clama por noites tranquilas, inúmeros condutores de veículos flagrados com aparelhos de som em volume excessivo, especialmente em postos de combustíveis da área central de Ijuí, foram abordados e seus aparelhos de som retirados e apreendidos a partir de enquadramento da Lei de Contravenções Penais – LCP.
Também ocorreram ações incisivas contra o tráfico, com prisão de três acusados, embriaguez ao volante, captura de foragido e fiscalização de presos em prisão domiciliar. Ainda houve recuperação de um veículo furtado. Várias casas noturnas ainda foram vistoriadas.
Na noite de sábado, 25, acusados de tráfico que abasteciam usuários da região Oeste da cidade sofreram novo revés. Pelo menos dois jovens flagrados comercializando cocaína foram presos, autuados em flagrante e encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI). O tráfico ocorria na Rua Silvio Romero, bairro Alvorada.
A dupla, de iniciais EDRB e VSM, foi flagrada comercializando petecas de cocaína e presa em flagrante delito pela BM. Na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) tiveram o Auto de Prisão em Flagrante lavrado e foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. Com eles foram apreendidas seis buchas de cocaína, no exato momento em que realiza a venda a usuários.
Na mesma noite, outro homem que portava cocaína foi detido com outras cinco buchas de droga em um bar na BR 285, proximidades do trevo da RS 155 e apresentado na DP por tráfico de drogas, onde foi liberado após o registro. Já ontem à noite, 26, houve apreensão de maconha no bairro Osvaldo Aranha. Um jovem, que alegou ser usuário, portava três pequenos tabletes da droga e foi liberado após assinar o termo de comparecimento ao Juizado Especial Criminal – JECRIM.
A operação “Noite Tranquila” também fiscalizou os apenados em prisão domiciliar. Vinte e oito presos foram fiscalizados. Seis deles não se encontravam nos locais determinados. Esta ação resultará em comunicado oficial ao poder judiciário.
Um Mandado de Prisão também foi cumprido. Valmor Paulo Cesar da Cruz, com várias passagens policiais por Furto, Roubo, Porte ilegal de arma de fogo, dentre outras, foi abordado no Bairro XV de Novembro, por volta das 21 horas e recolhido à PMEI.
Um veículo que estava em situação de furto foi recuperado. O fusca LZV 7646 que havia sido furtado no dia 15 de junho foi recuperado na Linha três Oeste. Na noite de sábado três condutores de veículos, cujos equipamentos de som causavam grande perturbação ao sossego e à tranquilidade da comunidade da área central foram enquadrados no Art. 42 da LCP – Perturbação do sossego alheio. Na noite de domingo, outro condutor foi enquadrado na mesma situação.
Os aparelhos de som automotivo foram removidos à sede do 29ºBPM e serão encaminhados ao Poder Judiciário. Ainda no trânsito, foram abordados cerca de 200 veículos; realizados 86 testes de etilômetro – três condutores foram autuados por ingestão de bebida alcoólica, sendo um preso devido ao índice ser superior a 034mg/L e outros 3 por se recusarem ao teste. Ainda, seis condutores foram autuados por não estarem habilitados. Ao todo 27 Autos de Infração de Infração de Trânsito foram lavrados, por enquadramentos diversos. Houve remoção de seis veículos, todos por não estarem devidamente licenciados.
A primeira edição da operação “Noite tranquila” foi desenvolvida concomitantemente nos oito municípios da área do 29º Batalhão de Polícia Militar. Em nível de região foram desenvolvidas ações de presença – aumentando a percepção de segurança das comunidades – no trânsito e patrulhamento rural. Cerca de 50 policiais Militares foram empregados diretamente na operação, além de 10 viaturas.
A avaliação da operação feita pelo Comando do 29ºBPM é extremamente positiva, uma vez que graças ao esforço e comprometimento do efetivo foi possível atender a antigas demandas da população, como coibir a algazarra que se formava em pontos da área central de Ijuí e que tirava a tranquilidade e o sossego de trabalhadores e empresários que residem naquela área, abordagens policiais em bares e pessoas suspeitas, bem como prosseguir nas ações de combate ao tráfico de entorpecentes, com a devida prisão de acusados e apreensões de drogas e por fim, a realização de barreiras policiais visando coibir a condução de veículos automotores por condutores embriagados.
Fonte: Rádio Progresso
voltar