O preço do pãozinho dos gaúchos vai subir nos próximos dias. A alta esperada está na casa dos 10%. O principal motivo é a alta do dólar, já que a maior parte do trigo utilizado pelas padarias no estado vem de fora do país. Entre abril de 2012 e abril de 2013 o preço da saca de farinha subiu mais de 80%. Dados do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul (SindiPan), essa é a maior alta do trigo nos últimos 18 anos. Para o presidente da entidade, o aumento já deveria ter sido repassado ao consumidor no início do ano, mas muitas padarias preferiram arcar com o prejuízo para não perderem clientela. Agora, Arildo Oliveira, afirma que não tem mais como segurar e que nos próximos dias a conta vai ser dividida com o consumidor.
“O repasse deveria chegar a 40%, mas as padarias optaram por absorver esse aumento. Agora não tem mais como. Nos próximos dias, certamente, o aumento pode ser de até 10%, dependendo de qual é o preço da farinha da composição de cada estabelecimento”
A expectativa é que o consumidor sinta a alta do pãozinho nos primeiros dias de maio. Atualmente o preço do pãozinho nas padarias da capital varia mais de 100%. Há estabelecimentos que vendem o quilo do produto por R$ 8, enquanto em outros a mesma quantidade não sai por menos de R$ 18. Outro fator que contribui para a alta no preço do pão é a entressafra do trigo, que termina em outubro. Somente depois disso os preços devem diminuir para o consumidor final.
Fonte: Rádio Gaúcha
voltar