Subiu para 38.228 o número de moradores que precisaram deixar suas casas no Rio Grande do Sul em razão das chuvas, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, no final da manhã desta segunda-feira. O levantamento contabiliza mais doze mil pessoas afetadas, desde o final da tarde de domingo. Do total, 2.713 estão em abrigos públicos, enquanto as demais permanecem em casas de familiares e amigos.
Há prejuízos dos temporais em 63 municípios gaúchos. Apenas em Gravataí, 9,5 mil moradores saíram de casa desde a madrugada, devido ao transbordamento do rio Gravataí. A cidade recebeu 840 desabrigados em ginásios públicos, até o final da manhã.
Apenas Esteio e Rolante já têm decreto de emergência reconhecido pelo Estado. Os documentos de outras 21 cidades que encaminharam situação de emergência são analisados: Riozinho, Cachoeirinha, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Alvorada, Parobé, Portão, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Porto Xavier, Barra do Quarai, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Irai, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande, Montenegro, Hulha Negra, Bagé, e Porto Mauá.
Fonte: Rádio Guaíba
voltar