O presidente da Câmara de Vereadores de Horizontina, vereador Gerson de Moura, o Pestana, anunciou nesta semana a sua saída do Partido Democrático Trabalhista. Pestana estava no PDT havia 23 anos, e assinou no último sábado em Porto Alegre, ficha de filiação ao recém-criado Partido Solidariedade – SDD.
Pestana apontou três causas principais que foram determinantes na troca de partido. A primeira diz respeito quando da eleição para presidente do Legislativo de Horizontina no final do ano passado, quando o próprio colega de bancada, Larri Jappe, votou contra ele. O segundo motivo foi a forma como foi conduzido o processo de coligação nas eleições municipais de 2012, mas o fator preponderante, segundo Gerson, foi a forma como o partido conduziu as eleições da sigla no mês de fevereiro deste ano. “Naquele momento eu vi que não havia mais espaço para mim dentro do PDT”, disse o vereador.
Sem citar um partido político especificamente, Gerson disse ainda que os políticos e os partidos tradicionais precisam passar por uma reciclagem, onde todos dentro do partido precisam ser iguais, desde o presidente até um simples filiado, que também deve ter a liberdade de se manifestar publicamente quanto às questões partidárias.
Quando perguntado se o SDD, a nível local, será situação ou oposição ao atual governo de Horizontina, Pestana disse que a decisão somente será tomada após ser feita uma avaliação interna dos membros que compõem o partido em Horizontina, mas deixou claro que o que for bom para o município o partido vai apoiar.
A nível nacional, o SDD sinalizou nesta semana ser contra o projeto do governo Dilma Rousseff.
voltar