A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16/07), a terceira fase da Operação Medicaro, que apura fraudes na aquisição de medicamentos e produtos médicos em face de ações judiciais. Foram cumpridos quatro mandados de busca e oito mandados de condução coercitiva em Santa Maria. Os conduzidos prestam esclarecimentos sobre os fatos investigados.
Pelas informações coletadas nas primeiras fases da operação, ficou evidenciada a prática da fraudes perpetradas através do ingresso com ação judicial para aquisição dos medicamentos onde era necessária a apresentação de três orçamentos fornecidos por farmácias locais. Estabelecimentos de um mesmo grupo de farmácias forneciam os orçamentos, geralmente superfaturados, de forma combinada, evitando a concorrência. Além disso, essa fase da investigação se destaca pelo possível uso de documentos fraudulentos na instrução de processos judiciais para a aquisição de medicamentos e materiais hospitalares.
As investigações prosseguirão com a análise dos materiais e documentos arrecadados e com a possível identificação de novos estabelecimentos e pessoas envolvidas na fraude. A Polícia Federal vem intensificando sua atuação no combate a esse tipo de delito, em razão do grande prejuízo gerado aos cofres públicos.
Os fatos apurados nas três fases da Operação Medicaro podem ter gerado aos envolvidos considerável vantagem econômica, uma vez que muitos dos medicamentos e materiais adquiridos via judicial são para tratamento de doenças complexas e possuem um alto valor comercial. Além disso, o Estado do Rio Grande do Sul possui o maior número de processos para garantir acesso a remédios do país, sendo que a cidade de Santa Maria lidera o ranking estadual, superando até mesmo a capital do Estado.
Dentre as buscas realizadas uma está relacionada à investigação de possível prática de crime eleitoral. Foram apreendidos materiais que serão analisados no âmbito do inquérito policial que apura crime eleitoral.
Fonte: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria
voltar