Segunda-feira 13/01

Porto Xavier é o décimo município a decretar situação de emergência no RS

18 de julho de 2015

A prefeitura de Porto Xavier, no Norte gaúcho, decretou ontem situação de emergência em decorrência da enchente do rio Uruguai. É o décimo caso desde o início da semana. O nível das águas chegou a ficar 11 metros acima do normal. A Defesa Civil retirou 65 famílias de casa em várias áreas do município.

O levantamento dos estragos prossegue na cidade e na área rural para embasar o laudo de danos a ser encaminhado para o governo estadual. Na região Norte, os municípios de Garruchos e São Borja também podem solicitar ajuda financeira para os atingidos pela cheia. Em Garruchos, o Uruguai atingiu o nível de 15 metros na tarde desta sexta-feira. Já em São Borja, 120 famílias foram retiradas de casa.

Nove municípios já haviam oficializado situação de emergência: Esteio, Rolante, Riozinho, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Cachoeirinha, São Jerônimo, Iraí e São Sebastião do Caí. Depois dessa etapa, o Estado ainda deve publicar os documentos para que o governo federal reconheça os estragos e libere recursos.

Os primeiros kits humanitários contendo água e produtos de higiene já foram encaminhados pela Defesa Civil estadual para os atingidos pela enchente em Esteio. O próximo município a receber auxílio é Montenegro.

Fonte: Rádio Guaíba

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.