O empreendedorismo horizontinense merece ser saudado neste tempo de distanciamento e incertezas, pela sua coragem e dinamismo, que o tornam exemplo para a região, o Estado e o País.
Auxiliados pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e aprovadas pelo CONADIM, 8 empresas de capital familiar expandem seus negócios a partir de concessão de áreas nos três distritos industriais.
Na última semana, junto ao Centro de Cultura e Belas Artes, espaço amplo e com a presença somente dos responsáveis pelas empresas e a equipe da gestão municipal, ocorreu a concessão onerosa de áreas, com assinaturas de contratos beneficiando as seguintes empresas:
Distrito I
Ivalmor Siqueira de Lima – Serviços de Lavação e Tratamento de automóveis.
Distrito II (Distrito Industrial Arno Klaesener)
Metalúrgica MSL (SILTEC) – 2 lotes.
DPS Indústria Metalúrgica Ltda.
Móveis Klaesener Ltda. Indústria de Móveis Planejados
Arte Cim Indústria de Concretos
Mav Soluções e Serviços – Serviços de Guinchos e Transporte
Distrito III
Delta Express Artefatos de Borracha
Nilse Klein – ME Indústria de Alimentos
O prefeito Antônio Lajús, vice-prefeito Jones Cunha e o secretário Paulo Leowenthal, bem como o vice-presidente do CONADIM, Darci de Godoy, falaram rapidamente aos presentes.
Pela lei municipal de incentivos industriais, as empresas pagam 5% do valor do lote como entrada, com prazo de seis meses para apresentar projeto de construção e 18 meses para construir de seus espaços.
O valor restante destas áreas, conforme avaliação do Conadim, em havendo o cumprimento dos critérios, entre eles a geração de empregos e tributos, adoção de práticas menos poluentes entre outras, vale pontos, que vão reduzindo os valores estabelecidos para recolhimento das 8 parcelas futuras das áreas sob concessão até sua quitação.
A prefeitura garante a infraestrutura de acesso rodoviário, hidráulico e a rede de energia, sendo as empresas proprietárias de suas áreas, o que também facilita tramitações nas suas gestões.
Nos últimos 7 meses foram 14 áreas concedidas, uma média de duas a cada mês, para empresas que fazem sua expansão no município, diante da política pública de concessão onerosa de áreas nos distritos industriais, comemora Paulo Renato Leowenthal, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Os empresários foram unanimes em elogiar mudanças na legislação ocorridas na atual gestão o que torna transparente e facilitada a adesão das empresas. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as áreas existentes nos distritos, com esse repasse estão esgotadas, estando a prefeitura planejando a compra de espaços, caso haja manifestado interesse de novas empresas.
Para ter acesso, as empresas precisam estar com toda a sua situação fiscal em dia, perante os entes federados, União, Estado e Prefeitura.
voltar