A secretaria municipal de Educação de Horizontina, o CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar – e a Cooperativa da Agricultura Familiar Cooperagro reunidos definiram as estratégias para elaboração de kits de alimentação escolar para serem distribuídos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, através de inscrição dos pais ou responsáveis interessados junto as escolas onde estão matriculados.
Durante o período de suspensão de aulas em decorrência das situações de emergência em saúde pública de importância nacional e de calamidade pública causadas pelo novo coronavírus – Covid-19, fica autorizada, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do PNAE às famílias dos estudantes, a critério do poder público local. Desta forma, a Administração Municipal, tendo em vista que o retorno das aulas presenciais é incerto, decidiu pela distribuição de kits com produtos adquiridos da agricultura familiar.
A Secretaria possui uma chamada pública em vigor, e que tem a organização dos pequenos agricultores locais legalizada como sua fornecedora. Os produtos para os alunos serão adquiridos a partir dessa chamada. Os alunos que não estão em aula terão direito aos kits de alimentos referentes ao mês de julho em razão da situação de pandemia. Todos os alunos da rede municipal terão direito a esse benefício.
Até esse momento, as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social estavam trabalhando conjuntamente, garantindo mesmo sem aulas a alimentação básica para famílias em situação de vulnerabilidade e com alunos. Como as aulas estão demorando mais que o previsto para serem retomadas, será lançada essa nova estratégia dos kits a partir desse mês de julho.
As inscrições deverão ser feitas nas escolas até dia 15 de julho próximo. A entrega dos kits de alimentos terá data definida em cada escola e devem ser retirados nas datas estabelecidas em razão de conter produtos que devem ser consumidos em curto espaço de tempo. Só terá direito quem fizer a inscrição prévia até 15 de julho:
O cronograma da entrega será:
Dia 28 de julho: Monteiro Lobato e São José Operário
Dia 29 de julho: Cristo Rei e Bela União
Dia 30 de julho: Espirito Santo, Madre Tereza e Paraíso.
Dia 31 de julho: Adelaide Ambros, Nelly Logemann e Carlos Gomes.
O horário das entregas será na parte da manhã das 8h30 ás 11h30 e a tarde das 13h30 ás 17h.
voltar