O Governo Municipal de Horizontina, através da Secretaria da Saúde, efetuou a entrega de materiais para enfrentamento ao coronavírus para a diretoria e administradores da Associação Beneficente Oswaldo Cruz – ABOCH, na semana que encerra.
De acordo com a secretária de Saúde Alana Klaesener, que acompanhada de demais integrantes da gestão municipal, vice-prefeito Jones Cunha, secretário Geral de Governo Marcelo Engler, secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Renato Leowenthal e secretário de Administração Gilmar Quintiliano, estiveram na casa de saúde, foram repassados 50 testes de antígeno, 500 unidades de sacolas plásticas vermelhas para o descartes correto de máscaras, 500 máscaras cirúrgicas descartáveis e dois Rolos de TNT para confecção de toucas, aventais e propés, usados como equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde.
A prefeitura já havia efetuado outros aportes em materiais e recursos financeiros à entidade hospitalar nas semanas anteriores desde que se criou a frente de enfrentamento à temível doença respiratória. Especificamente sobre testes de detecção da Covid-19, a secretaria municipal de Saúde de Horizontina esclarece que há três tipos de testes disponíveis para diagnóstico do novo coronavírus. Saiba quais são:
Teste molecular do vírus (RT-PCR): detecta o material genético do vírus (RNA). É considerado o teste padrão ouro para diagnóstico da Covid-19, devendo ser realizado do 3º ao 5º dia do início dos sintomas. Porém é feito exclusivamente em laboratório especializado e há demora no resultado.
Teste rápido de IGM e IGG: detecta a produção de anticorpos. É um teste rápido (em torno de 15 minutos) e de fácil execução, porém só pode ser executado após o 10º dia de início dos sintomas (tempo que o organismo começa a produzir imunidade ao vírus).
Teste rápido de antígeno: detecta alguma proteína do vírus. Também é um teste rápido (em torno de 15 minutos) e possui como vantagem o fato de poder ser executado na fase inicial dos sintomas, ou seja, do 3º ao 5º dia após os primeiros sintomas.
Destaca ainda a secretaria de saúde, que o teste rápido de antígeno, trata-se de uma rápida e eficaz ferramenta diagnóstica, que norteará a conduta médica no tratamento da Covid-19 de forma segura e ágil, tanto para o médico quanto para o paciente.
voltar