Uma decisão do Ministério da Educação (MEC), divulgada na última sexta-feira, surpreendeu a região. Trata-se da criação do curso de medicina em Ijuí, através da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e não pela Unijuí, como era o esperado. 50 vagas serão oferecidas. Outros dois cursos de medicina foram anunciados para o RS, em Erechim e Novo Hamburgo. De acordo com o reitor da Unijuí, Martinho Kelm, a universidade regional não ficou em segundo lugar no projeto do curso nos quesitos de estruturas, plano de trabalho ou na capacidade econômica. Segundo Martinho, a Unijuí foi desclassificada porque a capacidade econômica da Universidade Estádio de Sá seria maior. O reitor da Unijuí classificou a decisão como um absurdo. Para ele, isso seria jogar no lixo um projeto de sociedade que busca, a partir de sua comunidade, gerar um projeto de desenvolvimento. O prefeito de Ijuí e presidente da Amuplam (Associação dos Municípios do Planalto Médio), Fioravante Ballin, apoia a decisão da reitoria da Unijuí em apresentar recurso na tentativa de reverter a decisão do MEC sobre a instituição de ensino superior habilitada a oferecer o curso de medicina no município. Na próxima quarta-feira, o prefeito acompanhará o reitor, Martinho Kelm, até Brasília, onde serão realizados novos contatos. O recurso deve ser apresentado até o dia 22 deste mês. O resultado final, após apreciação dos recursos, deve ser definido até 28 de agosto. Na sequência, o MEC vai verificar in loco as instalações das universidades vencedores a fim de avaliar a estrutura para desenvolver os cursos de Medicina. A seleção dos projetos enviados pelos municípios foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência. As propostas foram avaliadas por uma comissão de especialistas, médicos e professores de medicina. A análise levou em consideração a capacidade econômico-financeira e a regularidade jurídica e fiscal da instituição mantenedora, além do histórico da mantenedora e a proposta do curso de graduação em medicina. A comissão analisou ainda o projeto pedagógico de cada curso, o corpo docente, a infraestrutura e o plano de implantação da residência médica.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
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