O relatório semanal da Secretaria Estadual da Saúde sobre o controle de ocorrências de meningite bacteriana mostra que o número de mortes segue estável, com 13 registros, desde janeiro, no Rio Grande do Sul. Em uma semana, o Estado registrou apenas um caso novo da doença, em Porto Alegre, o que eleva o total para 49, desde janeiro. Até essa mesma época do ano, três pessoas haviam morrido e 39 adoecido, em 2014. O levantamento revela, porém, que o número de óbitos por meningite viral subiu de um para dois, com 173 casos até agora, em 2015. A Secretaria não divulgou onde ocorreram as mortes. No comparativo divulgado com dados desde 2010, a Secretaria salienta que, em 2013, o Estado registrou sete mortes por meningite viral. Já o ano que teve o maior volume de casos é 2010: 496.
A principal medida de controle de meningite, segundo o relatório, é a notificação e investigação de qualquer suspeita. Se confirmado o surto de meningite pode ser considerada a vacinação, “desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível”. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo, federal, estadual e municipal.
A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, sobretudo, pela infecção de vírus ou bactérias, mas fungos e parasitos também podem provocar a doença.
Outras medidas de prevenção importantes incluem:
• Higienização das mãos;
• Higienização do ambiente;
• Ventilação do ambiente;
• Não compartilhar utensílios.
Onde já houve casos confirmados de meningite bacteriana no RS em 2015:
Alvorada (2), Canoas (2), Esteio (1) Gravataí (1), Lindolfo Collor (1), Nova Santa Rita (1), Novo Hamburgo (1), São Leopoldo (2), Sapiranga (3), Sapucaia do Sul (1), Cachoeirinha (5), Dom Feliciano (1), Porto Alegre (12), Viamão (5), Paraíso do Sul (1), Caxias do Sul (1), Erechim (2), Venâncio Aires (1), Ijuí (1), Arroio do Sal (1), Imbé (2), Maquiné (1) e Santo Antônio da Patrulha (1).
Fonte: Rádio Guaíba
voltar