Santa Rosa, no Noroeste do Estado, registrou mais seis casos autóctones de dengue – quando a doença é contraída no próprio município. Segundo a Vigilância Sanitária municipal, que divulgou nota no final da tarde desta sexta-feira, já são 11 casos confirmados da doença na cidade.
Os infectados residem nas vilas Oliveira e Ouro Verde, bairro Sulina e centro da cidade. A maioria, cinco deles, é da área central. O total de notificações da doença chega a 60, sendo 15 casos descartados e 34 sendo investigados. Agentes da Vigilância local seguem aplicando inseticida com o aparelho UBV Costal, principalmente no Centro.
A dengue é uma doença febril aguda, de causa viral, que pode ter evolução benigna ou grave, quando se manifesta na forma hemorrágica. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de se proteger é a prevenção, evitando, por exemplo, o acúmulo de água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito transmissor.
Fonte: Correio do Povo
voltar